Segunda-feira, 9 de Novembro de 2009

Entrevista a Sérgio Dias - Presidente do Clube União Banheirense "O Chinquilho"

É o segundo clube mais antigo da Baixa da Banheira. Um clube com grande implantação popular que, desde a sua existência, tem estado ao serviço da comunidade Banheirense. Diariamente desenrolam-se várias actividades no amplo espaço da sua sede social, situada na Rua António Sérgio. Sérgio Dias, um jovem presidente com dinâmica que pretende ver o C.U.B. crescer cada vez mais e ser uma referência do associativismo da Baixa da Banheira. O Jornal da Moita fez uma visita ao C.U.B. "O Chinquilho", e entrevistou Sérgio Dias.
 

 

 

 

Jornal Moita - Fale-nos um pouco do historial do C.U.B. "O Chinquilho".
Sérgio Dias -
O clube nasceu na década de 40, em pleno século XX. A data de fundação foi a 11 de Maio de 1949, portanto conta com 60 anos de vida. É  o segundo clube mais velho da Baixa da Banheira.
JM - Qual tem sido o papel do C.U.B.?
SD -
Desde a sua fundação que o C.U.B tem vindo a servir a sua população da Freguesia da Baixa da Banheira nas mais diversas actividades sociais, desportivas, culturais e recreativas.
JM - Quantos sócios tem actualmente o C.U.B?
SD -
Na actualidade temos cerca de 1200 sócios. O valor da cota mensal é de 1 euro sendo que, para os reformados é de 50 cêntimos.
JM - Quais são as infra-estruturas que o Clube tem?
SD -
Temos dois pavilhões a funcionar onde decorrem as várias actividades, temos uma sala de convívio de lazer para os sócios com televisão e jogos de mesa, temos o café, enfim orgulhamo-nos da nossa sede social e do amplo espaço que temos ao dispôr dos nossos associados.
JM -Que actividades tem o Clube?
SD -
No piso superior temos o Spinning, ginástica de manutenção,Pilates, Ballet, a ginástica infantil aberta a alguns infantários e a iniciar brevemente o Kickboxing. No piso de baixo, temos as danças de salão, as Sevilhanas, a dança do ventre, o Hip-Hop, o Karaté e em breve vamos iniciar a ginástica pré e pós parto. Às Quartas-feiras de manhã temos a ginástica para idosos do movimento sénior da C.M.M. Iremos fazer Workshops de novas actividades para ver qual o interessa da população nas mesmas: Jiu-Jitsu, novas danças rítmicas e uma componente diversificada de ginástica. O C.U.B tem também uma ocupação de tempos livres para os filhos dos sócios, que funciona como escolinha de adaptação à pré-escola.

 

JM - Quantos praticantes?
SD -
São cerca de 200 praticantes nas várias actividades que decorrem diariamente nas nossas instalações. Pagam um valor mensal correspondente à actividade que praticam, valor esse, que varia consoante a actividade que praticam. Existe um livre-passe para quem pratica todos os dias.
JM - Quais são os encargos financeiros?
SD -
Os encargos financeiros que temos com as actividades, os professores são remunerados com uma percentagem das mensalidades pagas pelos próprios alunos de todas as modalidades. Mais acrescento que o resto da verba restante resultante das actividades é dirigida para a conservação e restauração do clube e de outras despesas. Mesmo assim, não tem sido fácil, pois as verbas não são suficientes. Todos os professores têm formação para cada uma das actividades, sendo a coordenação de todas elas da minha responsabilidade. Eu, por exemplo, ministro aqui o clube, aulas de ginástica infantil.
JM - Que apoios recebe o C.U.B. "O Chinquilho"?
SD -
Temos o apoio da Câmara Municipal da Moita a nível financeiro, o apoio normal às colectividades, e também o apoio a nível logístico quando fazemos eventos, a Junta de Fréguesia através de subsídios e também apoio logístico. Apresentamos um projecto ao I.D.P (Instituto do Desporto de Portugal, projecto de saúde e segurança nas instalações desportivas, já aprovado, que nos vai permitir realizar obras de requalificação do nosso edifício. Um importante apoio financeiro sem dúvida.
JM - Quantos dirigentes e funcionários tem o C.U.B?
SD -
A direcção é composta por 7 elementos (Presidente, V.Presidente, Secretária Geral, Tesoureiro, um V.Presidente Secção Desportiva, dois V.Presidente da Secção Cultural), três elementos da Assembleia Geral, sendo de destacar que são três mulheres, e três elementos do Conselho Fiscal. Sendo no total, os órgãos do clube, treze elementos.Temos duas funcionárias, uma administrativa e outra da limpeza.
JM - É fácil ser-se dirigente associativo?
SD -
Não é nada fácil, pois a sociedade actual está virada para outros costumes que afastam as pessoas das colectividades, para além da crise que se faz sentir e que se reflecte em todo o movimento associativo. Nós, C.U.B, só conseguimos sobreviver graças às actividades que temos.
JM - Relações com outras colectividades?
SD -
O C.U.B está inserido no Projecto Integrado da Baixa da Banheira, uma parceria da Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia da Baixa da Banheira e algumas colectividades. Nós temos excelentes relações com todas as outras colectividades da Baixa da Banheira, sobretudo com o Ginásio Atlético Clube.
JM - Uma aposta da sua direcção é a implatação de novas modalidades?
SD -
Efectivamente que apostamos em novas actividades, novas modalidades. Queremos que o C.U.B cresça cada vez mais e que vá ao encontro dos anseios da população Banheirense. Dou-lhe o exemplo do Spinning, uma modalidade que foi implementada por esta direcção. O Spinning é uma actividade agradável que permite aos seus praticantes, queimar calorias, efectivamente perdendo peso. É praticada em cima de uma bicicleta estática em que o praticante adequa o ritmo às suas próprias caracteristicas. É uma modalidade dirigida a todas as idades e para ambos os sexos. É uma modalidade em expansão, já com uma grande aderência de praticantes. Foi um grande investimento feito pelo C.U.B, mas que já teve o seu retorno a nível financeiro, o que permite a aquisição de novos equipamentos para outras actividades. É uma modalidade única no concelho da Moita e que tem cerca de 50 praticantes.
JM - Participação em eventos?
SD -
Temos as danças de salão que nos representam bem, quer a nível nacional quer a nível internacional. O par formado pelo Bruno e pela Andreia tem obtido vários primeiros lugares em representação do C.U.B, o que como é lógico, nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos. No Karaté temos um atleta que participa activamente nos campeonatos nacionais.
JM - Que eventos organizam?
SD -
Organizamos um Sarau Anual de todas as actividades que temos no clube, uma Festa de Natal para os sócios e  os seus familiares, em que há uma demonstração de todas as actividades, festa esta, em que estão presentes cerca de 400 pessoas. No mês do nosso aniversário houve vários espectáculos abertos ao público para demosntrar todas as nossas actividades, uma forma de dar a conhecer aos sócios e à comunidade, o trabalho que aqui no C.U.B se faz diariamente.
JM - Projectos para o futuro?
SD -
Com a satisfação de ver-mos o projecto que apresentámos aprovado, vamos iniciar as obras de requalificação de parte das instalações desportivas, tanto a nível interno, como externo. Manter os professores e ter mais actividades e rentabilizar os espaços neutros do clube com actividades, estamos a piscar o olho para o lado para podermos fazer mais e melhor. Passaria por um multiusos com piscina, partindo sempre com privados, isto é, tentar evoluir como clube em relação ao futuro, porque nesta altura, reforçar o apoio à Direcção sempre jovem e tendo também sofrido algumas rasteiras, mas temos tido sorte e isso tem-nos feito crescer, e também agradecer a alguns sócios/as que nos têm apoiado. Queremos dotar o C.U.B de condições modernas e eficazes para que o clube não pare de crescer e aformar-se no panorama do associativismo a nível do concelho da Moita.
JM - Qual a mensagem que quer passar?
SD -
O espaço existe, pelo que quem quiser vir, as portas estão abertas. Venham desfrutar das nossas magníficas instalações,que reúnem excelentes condições para a prática desportiva de várias modalidades. O C.U.B é uma família e, como tal, procuramos dar o melhor conforto e caronho, a quem nos procura.

João Fernandes
tags:
publicado por cubchinquilho às 22:48
link | comentar | favorito

» Sobre

C.U.B "O Chinquilho"
Rua António Sérgio nº56/58
Baixa da Banheira

Contactos
Tel. 212040516
geral@ochinquilho.pt

Webdesign Ana Nascimento @

Visitantes

Email marketing

» Menú

Pesquisa

 

» Chat

Arquivo